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Protótipo de asa voadora da NASA |
Projeto
Teoricamente, a asa voadora é a configuração de aeronave mais eficiente do ponto de vista da aerodinâmica e peso estrutural. A ausência de determinados componentes presentes em outras aeronaves deve, naturalmente, proporcionar estes benefícios. Porém, na prática, para o vôo a asa deve garantir estabilidade e controle, o que impõe restrições adicionais sobre o projeto destas aeronaves. Portanto, a esperada redução no peso e no arrasto pode ser parcial ou totalmente ausente devido a características do projeto necessárias para assegurar estabilidade e controle. Por não possuir superfícies estabilizadoras comuns ou as superfícies de controle associadas, a asa voadora sofre as desvantagens inerentes de ser instável e de difícil controle.Outras dificuldades surgem para acomodar o piloto, motores, equipamentos de vôo e carga toda dentro da asa. Uma asa que construída com tamanho suficiente para conter todos esses elementos terá um aumento da área frontal, o que resulta em maior arrasto e, portanto, velocidade mais lenta do que um projeto convencional. A solução adotada neste caso é manter a asa razoavelmente fina e, em seguida, equipa-la com uma variedade superfícies de controle para suprir todas as necessidades de uma aeronave prática.Outros problemas conhecidos com o projeto da asa voadora são relacionados com a estabilidade (o que eu já havia dito) e sua capacidade de manobra.
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Protótipo nazista de asa voadora |
Criador
Para essa aeronave se tornar possível foi necessário longos anos de desenvolvimento, mas quem teve a ideia inicial foi Hugo Junkers que patenteou o conceito em 1910. Mas isso só se tornou em realidade em 1933 com o francês Charles Fauvel que desenvolveu o planador AV3.![]() |
Hugo Junkers |
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Charles Fauvel(a direita) |
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