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O Aérotrain de Jean Bertin


O Aérotrain foi um hovertrain desenvolvido na França de 1965 a 1977. O engenheiro-chefe foi Jean Bertin .
Aérotrain de Jean Bertin
O projeto de Jean Bertin foi um dos mais inovadores do século pois o Aérotrain tinha um funcionamento semelhante à do trem de levitação magnética; seu objetivo era suspender o comboio por cima dos ''trilhos'' de modo que a unica resistência fosse o ar; isso ocorria ---- devido a uma bolha de ar criada por dois motores Renault.  
Consequentemente o Aérotrain poderia viajar em velocidades muito altas, um dos seus protótipos atingiu impressionantes 420 km/h e além disso o trem atendia outras necessidades da época, dentre elas era a confiabilidade,silenciosidade e o baixo custo de operação.(veja o vídeo da maquina abaixo).

                                       

Pista de teste


    A pista utilizada pelo Aerotrain foi um monotrilho de concreto armado em uma forma invertida de ''T''. 
Monotrilho utilizado pelo Aérotrain de Jean Bertin

   A primeira pista de testes foi construída em fevereiro de 1966 em Gometz-le-Châtel, Essonne, França.construída para os protótipos 01 e 02 utilizando uma formação ferroviária abandonada.A pista foi de 6.7 km de comprimento.Foram construídas 3 pistas no mundo todo, duas na França e uma nos EUA.

Protótipos




Fim do projeto


                    

Este projeto foi abandonado em 1977, devido à falta de financiamento, a morte de Jean Bertin, e a adoção de TGV pelo governo francês como sua solução do transporte de alta velocidade.
Jean Bertin

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